31 maio 2011

10 produtos da Apple que mudaram nos últimos 25 anos

Lendo o Blog Geek & Devassa vi esse post super legal mostrando a evolução dos computadores da Apple. Sei que os computadores da Apple não são comuns por aqui, mas na minha opinião e apesar de não ter um, prefiro Apple a Microsoft! =D



- Macintosh (1984)

O primeiro microcomputador a utilizar um mouse e uma interface gráfica amigável foi o Lisa, mas o custo de quase 10 mil Dólares deixou o produto longe do usuário comum. O Mac era barato (2,5 mil Dólares era barato para um computador) e veio acompanhado de um comercial dirigido por Ridley Scott, o mesmo de Alien e Blade Runner (clique aqui para assistir).


- PowerBook 100 (1991)

Vindo com uma tela de 10 polegadas (netbook?) e uma tela de LCD monocromática, o PowerBook influenciou o design de notebooks para sempre. Este produto também foi o primeiro a usar o Target Disk Mode, que consistia em usar o note como HD ao conectá-lo a um Macintosh. Talvez um dos primeiros pen drives.


- Power Mac G3 (1997)

Este computador foi um marco por ser o primeiro depois da volta de Steve Jobs ao cargo de CEO da empresa. Ele também utilizava o chip G3, da Motorola, o que representou um grande avanço de desempenho dos computadores da maçã. Para se ter uma idéia, o chip continuou sendo utilizado em variações do G3 até 2003.


- iMac (1998)

Talvez este seja um dos maiores marcos do design da Apple. Com seu desenho único e a promessa de uma verdadeira premissa Plug-And-Play (encaixe e use), o Imac foi um estrondoso sucesso. A utilização de portas USB fez com que uma imensidão de produtos aparecessem. De hubs a churrasqueiras. Ele também foi o primeiro computador da empresa a não utilizar disquetes, dando o primeiro tiro no formato, que hoje está quase totalmente extinto.


- PowerBook G3 “Wallstreet” (1998)

Além de usar o ótimo chip G3, este notebook trazia uma variedade de configurações, indo de drives óticos a Zip Drives (lembra deles?). O design mais arredondado e uma tela de 14 polegadas (uma grande novidade em 98) faziam deste uma dos mais modernos laptops de sua época. Uma versão posterior, lançada em 2000, tinha acesso a rede wireless e uma porta FireWire.


- iBook (1999)

Este produto foi a versão portátil do iMac, utilizando portas USB, um design e cores próximas. Utilizando também o chip G3 e sendo o primeiro a vir com conexão a redes sem fio de fábrica o iBook foi um sucesso de vendas e de público.


- Power Mac G4 Cube (2000)

Mesmo tendo ficado a venda por pouco tempo, este computador acabou parando no Museu de Arte Moderna por seu espetacular design. Era um cubo de 8 polegadas em um outro de acrílico transparente de 10 polegadas. Infelizmente, o alto preço e notícias de problemas no computador (como quebras no acrílico) fez com que as vendas do aparelho não fossem tão impressionantes.


- iMac baseado na tecnologia Intel (2006)

A troca da tecnologia PowerPC para o Core Duo criado pela Intel permitiu a empresa fazer computadores mais finos e poderosos. Utilizando um design básico e fino, o computador ainda tinha a promessa de Plug-And-Play continuava, mas o desempenho era até 3 vezes maior. Outra novidade era a possibilidade de uso do sistema operacional Windows através de um software.


- MacBook Air (2008)

Em 2008, a Apple apresentou este notebook, que é um dos mais finos do mundo. Mesmo trazendo vários problemas (baterias que não podem ser removidas, sem drive de DVD, portas USB e FireWire). O computador vinha sem HD e utilizava uma nova tecnologia Intel, que permitia o computador ser tão fino. A falta de portas USB ou DVDs fez com que algumas pessoas tirassem um sarro da empresa (clique aqui para ver). Além de ter um teclado mais espaçoso, o notebook tinha um mousepad com capacidades multi-touch.


- iPhone/iPod Touch (2007)

Por último, mas não menos importante está o celular mais desejado do mundo. Este aparelho não era um computador, mas sua capacidade de utilizar programas diferentes faz dele um aparelho altamente versátil. A tela milti-touch e a falta de botões fez deste um dos mais revolucionários entre os celulares recentes. Ele influenciou o mercado de celulares e criou uma corrida aos aparelhos com tela sensível ao toque. Este celular virou um objeto de desejo recente. A empresa do senhor Jobs é um verdadeiro marco no mundo da computação e suas experiências no mundo do design a fizeram uma meca para os seus fãs.

 

Desire.of.Shadows Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template