03 maio 2011

O poder das farinhas funcionais

Acho que vocês já devem ter ouvido falar ou conhecem algumas pelo nome, mas vocês sabem o poder que as farinhas funcionais têm? Veja como algumas delas reagem em nosso organismo e entenda o bem que fazem a saúde:





Amaranto

Prato cheio Tem alto teor de proteínas, essenciais para a construção e reparação dos tecidos, e de cálcio e ferro, que previnem osteoporose e dão um chega para lá na anemia. Boa pedida contra intestino preso, já que é boa fonte de fibras.

Toque de chef Fácil de usar vai muito bem ao preparo de mingaus, cookies e biscoitos. Por seu sabor suave, pode ser misturada a todo tipo de bebida, sem provocar alterações perceptíveis ao seu paladar.




Berinjela

Prato cheio Fibras solúveis, niacina, vitamina C e flavonoides são os principais integrantes desta farinha. A Farinha de berinjela concentra até dez vezes mais fibras do que o próprio fruto, ela oferece inúmeros benefícios: ajuda a emagrecer, regula o funcionamento intestinal, abaixa o colesterol e protege o coração e colabora para estabilizar os níveis de glicose no sangue

Toque de chef Menos popular que outras desta lista, a farinha de berinjela não oferece grande praticidade, já que é difícil de dar liga em receitas. A melhor forma de consumi-la é misturada a vitaminas e sucos.



Maçã

Prato cheio É uma aliada na luta contra a balança, já que traz sensação de saciedade e facilita a eliminação de toxinas. De quebra, oferece substâncias antioxidantes que protegem as células contra o envelhecimento.

Toque de chef Para aproveitar melhor todas as suas qualidades nutricionais, a dica é utilizá-la em pequenas doses, misturada com outras farinhas em receitas ou em preparações líquidas de sua preferência.



Soja preta

Prato cheio É rica em antocianinas e, por isso, promove ação antioxidante. Ainda assim, é bom degustá-la com moderação até o organismo se adaptar à novidade, para evitar problemas como gases e sensação de inchaço.

Toque de chef Receitas salgadas, como hambúrguer, almôndega e rocambole de soja, por exemplo, ficam muito saborosas quando preparadas tendo como base esta farinha. Vale à pena fazer o teste no fogão!




Psyllium

Prato cheio O psyllium é uma fibra apreciável para quem deseja regular o intestino, já que aumenta o bolo fecal. Por ser solúvel, funciona como uma vassourinha no sangue, limpando o colesterol ruim e equilibrando os níveis de açúcar.

Toque de chef Excelente liga para as receitas sem glúten, como pães, bolos, muffins, tortas. O melhor deste ingrediente é que deixa as massas leves, sem influenciar o sabor. Assim, não tem erro na cozinha, certo?



Feijão branco

Prato cheio Fornece cálcio, ferro, potássio, magnésio, vitaminas E e K, além de boa dose de fibras. Juntos, promovem a saúde muscular e dos ossos. Ao lado dessa turma, está a faseolamina, proteína que auxilia na perda de peso e no tratamento de diabetes.

Toque de chef Liberada até mesmo para quem não pode com carboidratos, esta farinha permite o preparo de massas salgadas, como pizzas e esfihas, em versões saudáveis, sem perder os sabores originais.



Casca de maracujá

Prato cheio Originária da casca, da poupa e até da semente de fruta, tem efeito calmante e restringe a absorção de gorduras. O truque está na capacidade de a farinha reduzir a absorção de gorduras e carboidratos no intestino, o que acontece por causa da substância pectina. Graças a estas propriedades, esta fibra solúvel é parceira contra colesterol alto. A recomendação é consumi-la á noite para espantar a insônia ou pela manhã para aplacar a ansiedade e até ajudar a equilibrar os níveis de glicose.

Toque de chef Seja no preparo de pratos doces ou salgados, esta farinha mostra-se boa alternativa, já que substitui ingredientes padrão à altura. Consumi-la em sucos e vitaminas é, ainda, outra pedida de sucesso.



Banana verde

Prato cheio Vale como coadjuvante para quem sofre de constipação, uma vez que possui amido resistente, que, por não ser absorvido pelo intestino delgado, desempenha o mesmo efeito das fibras. Graças a esta propriedade, melhora os níveis de glicose.

Toque de chef A farinha de banana verde, livre de glúten, traz uma saída para os celíacos, que podem utilizá-la em todo tipo de receita, principalmente no preparo de massas, que ficam fofinhas e leves.




Uva

Prato cheio  Vem da casca de uvas vermelhas. Oferece resveratrol, que é um flavonoide com poder de diminuir os níveis de LDL (mau colesterol) e aumentar o HDL (bom), driblando doenças cardiovasculares e ajudam a proteger as artérias. Também traz antioxidantes que afastam problemas degenerativos. O produto é mais eficaz quando utilizado à noite

Toque de chef Misturá-la a uma outra farinha, como de maçã, em receitas ou sucos, por exemplo, é uma maneira de complementar a alimentação. Pode, ainda, ser aproveitada em pratos sem glúten, ok?



Laranja

Prato cheio A presença de fibras, em especial de pectina, é o trunfo desta farinha, que, além de colaborar com o intestino, reduz o apetite e diminui a absorção de colesterol. Por isso, é amiga na luta contra a balança e em favor da saúde do coração.

Toque de chef Embora não tenha sabor forte, a melhor maneira de degustá-la é misturada a outras farinhas de frutas no preparo de sucos e vitaminas ou mesmo como ingrediente de bolos ou cremes.




Coco

Prato cheio Obtida do processamento do óleo de coco, a farinha sofre perdas nutricionais importantes em relação ao óleo. Por isso, a principal vantagem é mesmo a presença de fibras, que regulam o intestino e melhoram as taxas de glicose sanguínea.

Toque de chef Além de saborosa, a farinha de coco tem boa textura e aroma. É uma opção interessante no preparo de tortas doces, bolos e farofas crocantes caseiras para acompanhar sorvetes, cremes e frutas.




Ração humana

Prato cheio Não é à toa que esta combinação já conquistou tantos adeptos. Por ser um suplemento à base de cereais integrais de vários tipos, repleto de fibras, vitaminas e minerais, seus benefícios se estendem a praticamente todas as funil;ões orgânicas vitais, desde o funcionamento intestinal, até o metabolismo e fortalecimento do sistema imunológico.

Toque de chef É difícil incluir a ração humana numa receita qualquer sem abrir mão de suas propriedades nutricionais e, por isso, a dica é simplificar e consumi-la polvilhada sobre frutas ou batida em sucos e vitaminas.



Quinua

Prato cheio Por ser uma excelente fonte de proteínas, vale como opção para quem não consome alimentos de origem animal e precisa repor a ausência deste nutriente. Além disso, é rica em fibras e apresenta boas quantidades de cálcio, fortalecendo o sistema músculo-esquelético.

Toque de chef O sabor da farinha de quinua pode fazer prevalecer um gostinho amargo nas receitas. Por isso, a dica é utilizá-la em conjunto com outras farinhas como, por exemplo, a de milho ou de arroz integral.



Linhaça

Prato cheio Oferece grandes quantidades de ácidos graxos ômega-3, combate inflamações, ajuda a reduzir os níveis de triglicérides e afasta o risco de doenças cardiovasculares. A farinha de linhaça, dourada ou marrom, é rica em fibras, contribuindo para o funcionamento intestinal. Abaixam o colesterol, melhoram o trânsito intestinal e diminuem o risco de tumores.

Toque de chef Deve ser usada com moderação, já que tem sabor acentuado. Feita a ressalva, cai muito bem em receitas de bolos, massas e crepes, podendo substituir os ingredientes padrão com muita classe e saúde.



Fonte: Revista Saúde e Revista Mais Leve



Elas podem ser usadas como farinha mesmo, misturada nos alimentos ou em forma de cápsulas. Eu recomendo a farinha, pois as cápsulas são bem mais caras. Algumas devem ser conservadas em potes onde não entre luz e dentro da geladeira.



 

Desire.of.Shadows Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template