08 fevereiro 2011

Cosmético eco-friendly?

Você sabe o que é um cosmético eco-friendly?

Autor: Martha Mendes




Considerados 100% orgânicos, são a nova aposta de empresários do setor
Os produtos orgânicos estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores. Chamados de eco-friendly, são feitos com ingredientes orgânicos, não derivados de petróleo, adquiridos de forma sustentável e não testados em animais. Além disso, a embalagem precisa ser reciclada, reciclável ou biodegradável.

A proposta é reduzir a agressão à natureza ao mínimo possível. O mercado já disponibiliza uma grande variedade de eco-friendly, nos mais diversos tipos de cosméticos: shampoos, hidratantes, cremes, esmaltes, condicionadores, entre outros. Eles são considerados a nova aposta de empresários do setor de cosméticos e tendem a ganhar mais espaço no mercado, considerando que estudos mostram que os resultados desses produtos aparecem tão rapidamente quanto os produtos não ecologicamente corretos.

Ponto importante na produção dos eco-friendly é a forma de produção dos produtos de origem animal. Eles não podem ser obtidos a partir de maus tratos ou morte dos bichos e sim da produção natural deles. Um bom exemplo dessa utilização é o mel de abelha – produzido naturalmente pelo inseto – que vem trazendo ótimos resultados. Para a certificação e regulamentação desses produtos foi criado o Instituto Biodinâmico (IBD). A certificação garante se o produto está dentro das normas de pureza, segurança e eficácia. Apesar de alguns selos serem dados a produtos com mais de 5% de ingredientes orgânicos, o IBD só aprova com no mínimo 90% dos ingredientes nessa categoria. Algumas empresas brasileiras já colocaram em pratica o conceito de eco-friendly. 

É o caso da Natura, que criou a linha de produtos Ekos, sem utilizar nenhuma matéria prima derivada de petróleo, óleo mineral, mas sim óleos de origem vegetal. Criou ainda, uma tabela ambiental, com informações sobre os produtos, origem e embalagens. Outras marcas como Éh Cosméticos, Magia dos Aromas, Amazônia Viva, Reserva Folio, Weleda e a Phytophilo Aromatherapy também desenvolveram linhas orgânicas. Apesar das boas contribuições para o meio ambiente, os produtos eco-friendly também têm algumas poucas desvantagens. Uma delas é que a maioria dos produtos pesquisados e empresas dizem ser difícil comercializar produtos 100% corretos em grande escala por conta do tempo de validade que é menor que os tradicionais.

Fonte: Sebrae
 

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