28 junho 2011

Acabando com as olheiras

As olheiras podem ser fator genético ou podem ser resultado de uma noite mal dormida, etnia ou mesmo a idade, cigarros, bebidas alcoólicas e o período menstrual podem agravar o problema. Isso acontece porque a região abaixo dos olhos tem uma pele mais fina e favorece o acúmulo de melanina (pigmento que dá a cor a pele) e vasos que proporcionam um aspecto de cansaço e uma aparência mais velha.


Existe várias maneiras de tratar as olheiras, como: tratamentos caseiros, a laser e os cremes para olheiras, uma boa noite de sono, fazer massagens no local ou ate mesmo truques básicos de maquiagem para disfarçar o problema. 


Vamos à alguma dicas rápidas:

1 – Faça chá de camomila e deixe esfriar, depois molhe dois pedaços de algodão e coloque nos olhos por algum tempo.


2 – Coloque uma colher de chá em ½ xícara de leite fervente. Deixe descansar por 30 minutos e depois coe, embebede o algodão no líquido e aplique nas pálpebras, deixe agir por 15 minutos depois remova.

3 - Compressa com batatas também é uma ótima solução, corte duas fatias bem finas e coloque nos olhos por 20 minutos, lave o rosto com bastante água fria e aplique um hidratante na região.

4 – Faça um chá de hortelã e deixe esfriar, com um chumaço de algodão, embeba no líquido e utilize como compressa sobre os olhos por 30 minutos.

5 - Coloque um punhado de flores de limeira em aproximadamente 250 ml de água limpa e ferva durante 10 minutos, deixe esfriar, coe e utilizando um algodão aplique sobre as pálpebras, repita o processo várias vezes. O resultado é o desaparecimento das olheiras.

6 - Um dos tratamentos mais conhecidos e utilizados, a compressa com o pepino. Coloque meio pepino cru no refrigerador e quando estiver frio, corte em rodelas e aplique sobre os olhos fechados e deixe agir por 10 minutos. As propriedades refrescantes do pepino ajudarão a sanar o problema.

Bom nem sempre o tratamento caseiro sana o problema, nesse caso é preciso o acompanhamento de um especialista no caso um dermatologista para orientar e receitar qual o melhor tratamento de acordo com o seu tipo de pele.



Alguns tipos de tratamento, para casos mais sérios:

Laser: Esse tipo de tratamento é ideal para acabar com as olheiras, o laser pode agir no sistema vascular ou na pigmentação da pele. O laser de luz pulsada emite um feixe de luz que é atraído pela cor da região escura, causando a fragmentação do pigmento, clareando a pele.

Para fazer o tratamento a laser, os olhos devem ser protegidos para evitar que os raios atinjam o órgão, visto que há risco de uma queimadura ocular. O tratamento requer de 4 a 5 sessões e pode causar vermelhidão e inchaço no local de 3 a 4 dias. Nesse período é fundamental evitar exposição solar para evitar manchas na pele.

Cremes: Uma outra opção para quem não quer fazer sessões de lazer é escolher tratamentos que agem na drenagem local ou e que melhoram a vasodilatação venosa, como por exemplo usar produtos com bioflavanóides (rutina, benzopironas, escina) princípios ativos que aumentam o tônus venoso e diminuindo a dilatação, já que atuam na microcirculação sanguínea.

Peeling: Os ácidos causam uma esfoliação suave da região com clareamento, mas esse tipo de tratamento é restrito, e depende da avaliação de um médico para evitar manchas ou outras complicações. Porém, em uma versão menos abrasiva, a pessoa poderá recorrer aos produtos despigmentantes, ou seja, que removem o pigmento, como o ácido kójico, fítico, hidroquinona ou aqua licorice.

Carboxiterapia:  A carboxiterapia tem se tornado eficiente para o tratamento das olheiras. Com a infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local que melhora a irrigação e nutrição celular, e também há o fato que o descolamento físico promovido pelo gás estimula a formação de novas fibras de colágeno, melhorando a flacidez da pele.


Fonte: M de Mulher
 

Desire.of.Shadows Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template