05 julho 2011

Plante seus próprios remédios.




Um botânico de 29 anos é a nova sensação do Reino Unido. James Wong apresenta o programa de TV da BBC Grown your own drugs (Plante seus próprios remédios) onde ele ensina a fazer medicamentos a partir de plantas que ele cultiva em seu próprio jardim. O sucesso é tamanho que ele lançou um livro com as suas receitas mais famosas.
Segundo o apresentador, produtos que são plantados em casa crescem mais rápido, são mais divertidos e têm um sabor melhor do que aqueles que você compra em uma farmácia (o que vai muito contra a crença popular). Além disso, é mais barato e você ter certeza do que há na composição. Porém, Wong não descarta a importância de ir a um médico, pois há doenças mais sérias que não podem ser tratadas somente com plantas.
As receitas presentes no livro são tratamentos para diversas doenças que vão de artrite à ansiedadepassando pela dor de garganta, ondas de calor e piolho. James associa a eficiência das plantas ao fato de que elas estão no mundo combatendo os insetos e as diversidades climáticas há muito mais tempo que os humanos, e isso fez com que elas desenvolvessem características necessárias para vencê-los.
Entre as receitas está uma mistura de cenoura com aloe vera (ou babosa) que alivia queimaduras de sole pode ser usada em crianças. Já para resfriados, a sopa que contém shitake, frango, baga de goji, e equinácea é o remédio perfeito.
Se você gostou da ideia mas não tem muito espaço, o botânico sugere que plante lavanda. Além de ter um cheiro maravilhoso e ser muito bonita, a flor tem diversos usos. Ela é antibactericida, antiviral, antifúngica, anti-inflamatória e ainda tem um efeito anti-ansiedade. Bom saber, não?!
 

Desire.of.Shadows Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template