13 novembro 2010

Cuidados com os cabelos tingidos

Ontem pintei meu cabelo de preto e depois me bateu uma dúvida de como cuidar para que não "estrague". Tenho certo trauma de tingir os cabelos. Uma época tingia meus cabelos de vermelho, bem vermelho mesmo e não cuidava, e como o vermelho desbota muito rápido, vivia pintando. Levei anos para que ele voltasse ao normal... Ate que ontem resolvi pintar de pretão e cuidar melhor que da outras vezes. Pesquisando como cuidar melhor dos cabelos, achei algumas dicas muito legais e que eu não sabia..


- Lave bem o couro cabeludo após a aplicação da tinta.

- Não lave os cabelos todos os dias. Se você o lava muito, com o uso da água e xampu, ele desbota mais rápido e precisará de retoques o quanto antes.

- Não use xampu anti-resíduos! Ele remove os pigmentos da tintura e pode fazer com que a cor perca estabilidade.

- Faça hidratações a cada quinze dias no seu cabelo. Se você achar que a tinta ressecou muito o seu cabelo, passe a hidratar semanalmente. A coloração tira, em partes, os óleos naturais do cabelo, o que pode torná-lo um pouco mais seco e frágil. Há produtos muito bons e não tão caros. Dê o famoso “banho de creme” neles. Há máscaras e bons cremes que podem ajudar a hidratá-lo.

- Não coloque vários tipos de química no cabelo. Se você tingiu, fique só nisso.

- Se tingiu e não gostou da cor, precisa aguardar o período de um mês para aplicar outra tintura. Se esse for o caso, deve procurar um profissional da área. Não tente mudar a cor de novo por você!

- Se seu cabelo estiver muito ressecado, intensifique as hidratações. Dê um impulso extra no seu cabelo e adicione tratamentos de hidratação profunda com máscara e óleo quente. Isso garante maciez e brilho aos cabelos.

- Proteja seus cabelos do sol. A exposição ao sol pode secar o cabelo e fazer com que ele “perca” a cor e brilho rapidamente. Com o tingimento, o cabelo se torna mais vulnerável. Use chapéu e/ou lenço. Use “leave-in” (creme sem enxágüe) com filtro solar. Contribui no tratamento do cabelo tingido.

- Cuidado com a piscina e a água salgada! Água clorada e salgada pode modificar a cor do cabelo. Se for nadar, use touca ou lave os cabelos logo em seguida.

- Use xampu e condicionador especialmente formulados para cabelos tingidos ou coloridos. Esses produtos possuem aditivos especiais que ajudam a nutrir e manter a nova cor de seus cabelos. Também, pode ajudar a torná-los mais brilhantes por um período um pouco maior.

- Lave o cabelo em água morna para fria. A água mais fria ajuda a fechar as cutículas do cabelo, promovendo maior umidade e não deixa desbotar a cor.

- Use os tratamentos de óleo quente. Não é qualquer óleo! São óleos especiais para cabelos! Há diversas marcas no mercado. Tem a função de restaurar a umidade natural dos cabelos e fortalecer os fios fracos.

- Ao entrar na piscina ou mar, tome algumas precauções especiais. Precauções especiais: Depois da piscina ou do mar, lavar imediatamente os cabelos com xampu anti-resíduos (ou produtos “solares”).  Alguns especialistas sugerem molhar bem os cabelos com água normal (doce) antes de entrar na piscina com cloro, pois isso dilui um pouco a concentração do cloro no cabelo. Antes de entrar na piscina ou no mar, usar um produto sem enxágüe com filtro solar quaternizado nos cabelos. Além disso, profissionais indicam passar um fluido de silicone nos fios, pois forma uma capa protetora.

- Não fique mudando a marca da tintura. Se o seu cabelo se adaptou bem com uma marca de tintura, se agarre nela! Ficar sobrepondo várias marcas de tintura pode trazer outros resultados que você não espera para seu cabelo, já que a composição das tintas e os princípios ativos difereciam-se.  Siga sempre as instruções recomendadas no produto. Não mude e não pule etapas!

- Recupere seus fios com produtos com queratina (Cremes ou máscaras). A queratina faz parte da composição do cabelo e ajuda a recuperar os fios.

- Corte regularmente os cabelos, especialmente se tiver com pontas duplas. Se você observar que seu cabelo possui pontas duplas ou que está muito seco nas pontas, mesmo seguindo esses cuidados especiais, corte o cabelo. Procure um cabeleireiro e corte as pontinhas! Isso vai ajudar na recuperação dos fios! É bom avisar: mesmo cortando, não deixe de seguir as outras orientações.

- Procure usar produtos com FPS (Fator de Proteção Solar), durante o verão. Especialmente após contato com a água (piscina, mar e afins). Uso de boné e chapéu também ajuda a proteger da radiação solar, caso esteja em uma região de sol muito intenso.

- De preferência ao uso de pentes de madeira, com dentes largos. O pente de madeira permite a neutralização estática, além dos cabelos ficarem mais fraco quando estão molhados.

- Sempre mude seu xampu. Troque seu xampu periodicamente, pois, muitas vezes, o cabelo pode se acostumar com um determinado princípio ativo do produto, fazendo com que ele fique com uma aparência opaca e “sem vida”.

- Evite o uso excessivo de secador e da chapinha. Isso pode contribuir para o ressecamento dos fios e o aparecimento de pontas duplas, dando uma aparência opaca e sem vida nos cabelos. Em casos extremos, os “arrebentados” dos fios ficam evidentes. Tente adotar um estilo de corte que lhe permita usá-lo de forma mais natural.










 

Desire.of.Shadows Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template