07 novembro 2010

Você Sabe Lavar Seus Cabelos?

 

Que xampu usar? Quantas vezes por semana devemos lavar o cabelo? Qual o modo correto de limpar os fios? Se meus cabelos são oleosos, devo usar condicionador? Estas e outras perguntas sobre a lavagem dos fios já passaram pela sua cabeça, correto? Preparamos um dossiê completo sobre o assunto. Veja!

Lavar ou não diariamente?

Não há nenhum mal em lavar os cabelos diariamente, mas o ideal seria fazer a lavagem duas ou três vezes por semana, para que o cabelo mantenha a oleosidade natural sem ressecar. Quem lava todo dia não deve aplicar o xampu duas vezes na mesma lavagem.

Água quente, morna, fria ou gelada?

A temperatura ideal da água para a lavagem dos fios é a morna ou a fria. Nunca use água quente, pois o cabelo pode ficar ressecado. Água gelada também nem pensar, já que o fio corre o risco de ficar oleoso. Um truque que garante brilho e vitalidade às madeixas é lavá-las com água morna e fazer o último enxágüe com água fria.

Que xampu usar?

Indicar um xampu nem sempre é tarefa fácil, já que existem diferentes tipos de cabelo e inúmeros produtos no mercado. O ideal é procurar xampus adequados ao seu fio e testar para saber qual pode lhe proporcionar o melhor resultado. De modo geral, cabelos ressecados se dão bem com xampus à base de lanolina, silicone, glicerina, manteiga de karité, aloe vera (babosa), ceramidas, óleo de macadâmia, óleo de amêndoas doces e hidrolisado da aveia. Cabelos com químicas pedem xampus com proteínas, silicones, queratina, antioxidantes e fotoprotetores. Cabelos oleosos requerem xampus adstringentes com jaborandi, hamamélis e raspa de juá. Já os mistos devem usar xampu para cabelos oleosos na raiz e outro para cabelos secos na extensão do fio.

Preciso usar xampu anti-resíduos?

Se você costuma usar cremes sem enxágüe, o ideal é usar um xampu anti-resíduos semanalmente, pois o produto remove o excesso de impurezas do couro cabeludo e abre as escamas do cabelo para limpá-lo profundamente. Caso contrário, use o anti-resíduos a cada 15 ou 30 dias, especialmente antes de uma sessão de hidratação.

Se você tiver cabelos coloridos ou com escova progressiva, fique atenta: o uso regular desse tipo de xampu pode eliminar a química.

Todo mundo deve usar condicionador?


Todos os cabelos, mesmo os oleosos, precisam receber o condicionador depois do xampu, especialmente após o uso de um anti-resíduos. O condicionador fecha as escamas do cabelo (abertas pelo xampu) para evitar que o fio perca seus nutrientes e resseque. Aplique o produto na extensão dos fios, passando longe no couro cabeludo. Deixe agir por três minutos e enxágüe bem.

Qual a finalidade do pré-xampu?

Ainda novo no mercado, o pré-xampu reforça a ação do xampu convencional, promovendo uma pré-lavagem dos fios. Por este motivo, ele não funciona sozinho e deve ser usado sempre antes do xampu habitual após um bom enxágüe. O ideal é usá-lo uma vez por semana ou quinzenalmente.

Qual o jeito certo de lavar o cabelo?

Deixe cair muita água nos fios antes de usar o xampu, que deve ser aplicado no couro cabeludo. Faça leves massagens na cabeça com a ponta dos dedos e nunca com as unhas. Lave o couro cabeludo até sentir que a oleosidade foi embora. Não esfregue os fios com o xampu. Apenas puxe a espuma do couro cabeludo para as pontas cuidadosamente, evitando o atrito. Remova muito bem o produto dos fios. Repita a operação se você tem o costume de lavar os fios uma ou duas vezes por semana. Retire o excesso de água e aplique o condicionador na extensão dos fios, como se estivesse alisando uma corda. Deixe agir por três minutos e enxágüe bem.

Uma dica para quem muito cabelo e fios longos é usar um aplicador de xampu, à venda em lojas de cosméticos (vale usar qualquer frasco aplicador que tenha bico). O ideal é diluir o xampu na água para que ele saia do frasco com facilidade. Aplique em alguns pontos da cabeça, especialmente na nuca. O segredo é passar o bico do frasco entre os fios até encostá-lo no couro cabeludo. Use o xampu convencional normalmente no resto da cabeça.




Texto: Vanessa Cusumano
Site: e-linda 






 

Desire.of.Shadows Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template